Destaque LCA
Serviços impulsionam resultado positivo do Caged em setembro, dizem economistas
Serviços impulsionam resultado positivo do Caged em setembro, dizem economistas
27 de outubro de 2022
/
Serviços impulsionam resultado positivo do Caged em setembro, dizem economistas
O total de empregos gerados no setor de serviços no Brasil foi o destaque no resultado do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Só neste setor foram criados 122.562 postos, com destaque para os subsetores de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com saldo de 59.210 vagas no mês.
Ao todo, o Brasil abriu 278.085 vagas formais de trabalho em setembro. No acumulado de 2022, o saldo de empregos formais é de 2.147.600, decorrente de 17.614.259 admissões e 15.466.659 desligamentos.
De acordo com relatório do Inter, o setor de serviços, após sofrer forte impacto da pandemia, vem apresentando uma tendência de crescimento mais acelerada nos últimos trimestres. Este setor é o que mais emprega no Brasil.
“Esse fenômeno é justificado pela aceleração do consumo de bens após a primeira onda e disponibilidade de renda, mas ultrapassada pela retomada da tendência de aumento da participação do setor de serviços na economia – um processo universal, observado em diversas outras nações”, mostra o relatório.
Ainda segundo análise do Inter, particularmente no Brasil, as reformas microeconômicas, como a flexibilização da legislação trabalhista e maior liberdade de empreender, podem ter impulsionado o crescimento do setor, com o avanço do uso da tecnologia fortemente atrelado aos setores de serviços.
Na análise entre formal e informal, o documento observa que o crescimento das contratações em serviços tem sido maior no mercado de trabalho formal desde o início da pandemia. Os dados do Caged mostraram um aumento substancial de aproximadamente 2 milhões (+11,1%) de empregos nos setores de serviços desde fevereiro de 2020. “Assim como vimos nos dados do Pnad, a melhora no Caged é disseminada entre todas as categorias, e o saldo de admissões em “informação e comunicação” apresentou o maior impacto positivo no agregado”, afirma.