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Visa avalia seus investimentos em promoções com ferramenta de marketing ROI da LCA

Empresa de meios de pagamento eletrônicos consegue agora mensurar o retorno de cada uma de suas promoções de acordo com critérios como público a que se destina e ramos de atuação.

São Paulo, 01 de junho de 2007 – Uma grande empresa que atua no Brasil no segmento de meios eletrônicos de pagamento, adotou a solução de marketing ROI da LCA com o objetivo de obter um conhecimento mais aprofundado dos impactos das ações de marketing promocional nos resultados da companhia, assim como melhorar a efetividade destes investimentos. A Visa está presente em 4.400 cidades brasileiras e possui mais de 900 mil estabelecimentos afiliados. Responde pela maior rede de terminais eletrônicos do Brasil - 388 mil equipamentos POS e uma média de um bilhão de transações por ano.

Para a Visa, a LCA, tradicional consultoria econômica com grande expertise em inteligência de mercados, está desenvolvendo uma ferramenta para análise do retorno do investimento (ROI) das ações individuais de marketing promocional realizadas para os principais ramos de atuação da empresa, como rede varejista em geral, supermercados, restaurantes, estabelecimentos de turismo e entretenimento, e postos de combustíveis. Com essa ferramenta, a Visa poderá comparar as diferentes ações de marketing promocional utilizando como referência de retorno os diversos critérios de interesse da empresa, visando quantificar e “rankear” o resultado de cada promoção, em termos de incremento de vendas e segundo critérios objetivos. Com base nestes resultados, será agora elaborado e aprovado o budget de marketing da companhia.

Em uma primeira etapa do trabalho, a LCA, a partir da sua análise de inteligência de mercados, separou o efeito do investimento realizado em uma determinada promoção do efeito de outras variáveis que podem ter influenciado a receita da empresa durante a vigência daquela promoção, como por exemplo, a renda dos consumidores, taxa de câmbio, datas comemorativas e desempenho do segmento atingido pela promoção. O objetivo deste filtro foi quantificar apenas os incrementos nas vendas decorrentes da promoção. Já em um segundo momento, será quantificado o retorno do investimento nas promoções, levando em consideração variáveis como o tipo de cartão, target, premiações, ramo de atuação, entre outros aspectos. A intenção é conhecer, por exemplo, se promoções em supermercados geram mais vendas que promoções em postos de combustíveis,.

Além da avaliação das ações comerciais isoladas, o LCA Marketing ROI possibilita uma análise do budget total de empresas. Este é o diferencial do ROI da LCA, pois a integração destes dois métodos, hoje disponibilizados no mercado apenas separadamente por empresas de consultoria e agências de publicidade, possibilita uma avaliação mais completa e consistente. O Marketing ROI da LCA não mede apenas a força de uma ação, mede os resultados em termos de receita, pelo volume total ou por ação isolada. Essa combinação possibilita planejar a distribuição mais eficiente dos recursos de marketing, seja entre as diversas marcas e produtos, seja entre os tipos de ação de marketing.