• Imprensa
  • Imprensa

    áreas de atuação LCA

Release

Bernard Appy de volta à LCA

Depois de quase nove anos, Bernard Appy, um dos fundadores da LCA, está de volta à consultoria. Começando em outubro, Appy desenvolverá linhas novas de serviço e apoiará algumas das linhas existentes. Segundo Cristian Andrei, diretor geral da LCA, Appy trará sua expertise e vivência em diversos assuntos, como política fiscal e tributária e mercado de capitais, para complementar e reforçar as competências de um time que já conta com mais de 100 profissionais. Appy também poderá atuar como palestrante em macroeconomia.

Appy participou da fundação da consultoria E3, em 1992, que em 1995 deu origem à LCA. Depois de vender sua participação, no final de 2002, Appy se dedicou durante seis anos e meio ao setor público, ocupando cargos de direção no Ministério da Fazenda e a presidência do conselho de administração do Banco do Brasil. Atualmente, Appy é Diretor de Estratégia e Planejamento da BM&FBOVESPA, cargo do qual se desligará no final do mês para assumir na LCA.

Além de ter integrado a equipe de macroeconomia, como praticamente todos na LCA naquela época, Appy participou ativamente de projetos que deram origem a duas das quatro grandes linhas de negócios da consultoria: Inteligência de Mercados e Economia do Direito. Appy foi o primeiro líder do projeto original de Inteligência de Mercados, contratado em 1996 pela Unilever, que até hoje é um dos maiores clientes da LCA. Nos anos seguintes, Appy contribuiu decisivamente para estabelecer a metodologia e o diferencial de atendimento da LCA na área de IM. Em 2002 Appy começou a reforçar a capacitação da LCA em projetos de economia da concorrência, até então conduzidos exclusivamente pelo prof. Luciano Coutinho. O primeiro caso que envolveu Appy e outros economistas seniores da LCA, exceto Coutinho, foi o Nestlé-Garoto.

Hoje a área de Inteligência de Mercados é dirigida por José Luiz Chabassus Maia e conta com três gerentes, um coordenador, e vinte e um consultores. A área de Economia do Direito está sob comando do Dr. Bernardo Macedo, conta com uma diretora – Dra. Claudia Viegas –, dois gerentes e nove consultores.