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LCA participa do III ABA Trade com palestra sobre Trade ROI

Intitulada “Trade ROI – Mensurando a efetividade das ações promocionais no PDV”, a apresentação de Eduardo Tonooka, Coordenador de Projetos da LCA, tem por objetivo apresentar problemas relacionados ao retorno de investimento em ações comerciais, organizar conceitos, levantar dificuldades de mensuração e apontar possíveis soluções.

A LCA, uma das mais reconhecidas consultorias econômicas do país, possui em seu portifólio um produto especialmente voltado para a área de Trade Marketing, o LCA Trade ROI. Com base nesta experiência, irá participar do III ABA Trade, uma realização conjunta da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) e do Comitê de Trade Brasil da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), evento que acontece no próximo dia 10 de novembro, das 8h30 às 18h00, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Eduardo Tonooka, Coordenador de Projetos da LCA, dará uma palestra, às 12h00, intitulada “Trade ROI – Mensurando a efetividade das ações promocionais no PDV”.

”Levando em consideração que especialistas em estudar hábitos e atitudes de shoppers destacam que 80% das decisões de compra são tomadas no ponto-de-venda, ações realizadas diretamente neste local são de extrema importância. Os milhões de reais investidos em diversos tipos de ações promocionais certamente impulsionam o volume das vendas, mas a mesma certeza deixa de existir quando a medida da efetividade das ações é feita em termos monetários: a receita gerada pela ação supera o valor investido?”, questiona o representante da LCA no evento, Eduardo Tonooka.

Como este é um tema inédito, não discutido nos fóruns anteriores, a LCA fará uma apresentação mais focada em aspectos relacionados à sua metodologia e expertise na área. Com ênfase no LCA Trade ROI, produto disponibilizado pela consultoria e ideal para apoiar tomadas de decisões estratégicas e táticas, uma vez que possibilita estimar o ROI das ações executadas ou planejadas, por tipo de ação, categoria, produto, rede de distribuição, e ponto-de-venda, além de ranquear as ações conforme o retorno em volume, receita ou margem de contribuição. O economista irá apresentar, dessa forma, os principais problemas relacionados ao retorno de investimento em ações comerciais, como organizar os conceitos, levantar as dificuldades de mensuração do retorno e apontar possíveis soluções.

“A discussão acerca do retorno sobre o investimento em ações comerciais está mais amadurecida na área de marketing, muito embora ainda haja muito espaço para avanços metodológicos e conscientização dos players de mercado sobre sua importância e necessidade para geração de valor nas empresas. O resultado volumétrico das ações promocionais no PDV é muito mais fácil de ser mensurável que o das ações de marketing, mas, contraditoriamente, percebe-se que essa discussão é mais restrita na área de trade e que quase não existem instrumentos metodologicamente mais rigorosos para o cálculo do retorno das ações promocionais, levando em conta, por exemplo, as ações da concorrência, a sazonalidade das vendas e a situação econômica no momento da ação”, justifica Tonooka.

O ABA Trade Marketing visa acompanhar o crescente aumento das responsabilidades dessa área nas empresas, bem como os desafios de sua implantação, alocação no organograma, definição de atribuições e posicionamento com outras áreas afins. Pelo terceiro ano consecutivo, o fórum tem por objetivo, levando-se em conta a abrangência da disciplina de trade marketing, envolver os seus três principais agentes: indústria, varejo e provedores de serviço, além de acadêmicos renomados, em discussões que mostrem o panorama atual do varejo brasileiro, estudo de casos de trade marketing e tendências para o setor. O público-alvo são diretores e gerentes de Trade Marketing, comercial, promoção e merchandising, vendas, marketing, produto e planejamento estratégico, que trabalham, desejam trabalhar ou precisam entender melhor as atribuições e responsabilidades da área.