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LCA Marketing ROI

O LCA Marketing ROI oferece ferramentas que integram a análise do budget total e de ações isoladas para avaliar e planejar os investimentos de marketing.

O LCA Marketing ROI é uma linha nova de produtos lançada pela consultoria econômica LCA que integra os dois principais tipos de análise de retorno do investimento em marketing oferecidos no mercado, a análise do budget total e a avaliação das ações comerciais isoladas. O desenvolvimento desses produtos está sustentado por uma rica base de conhecimento e pela experiência adquirida pela consultoria na sua bem-sucedida atuação no setor de inteligência de mercado.

A linha de produtos de ROI de Marketing da LCA surgiu a partir de um trabalho de inteligência de mercados realizado para uma grande multinacional. Com as informações obtidas no trabalho de inteligência de mercados, a LCA estruturou um projeto piloto de avaliação de alguns impactos do marketing da empresa.

O resultado desse projeto piloto e o desempenho no trabalho continuado em inteligência de mercados despertaram o interesse da matriz da empresa, que escolheu a LCA, entre outras sete opções de fornecedores internacionais, para executar um projeto global de efetividade de gastos comerciais. O conceito foi testado com sucesso em dois países em 2006 e está sendo expandido para sete outros países em 2007.

“A preocupação com o retorno dos investimentos aumentou por parte das companhias de grande porte, principalmente representantes dos setores de serviços ou de bens de consumo já possuidoras de marcas fortes, em função dos elevados gastos realizados pelo marketing”, ressalta Cristian Andrei, CEO e diretor de Marketing ROI da LCA.
A LCA pretende triplicar seu faturamento na área de Marketing ROI já em 2007. Para Andrei: “esse mercado ainda não se estabilizou de todo, está em crescimento, e sua expansão é incentivada pelas poucas empresas que já realizam ROI”.

Algumas empresas de pesquisa e consultorias já oferecem produtos de ROI de marketing, analisando o budget total destinado para a área, enquanto as agências de publicidade costumam fazer um trabalho mais voltado para a análise das ações separadamente. A novidade do ROI da LCA é a integração das duas análises, oferecendo uma avaliação mais completa e consistente.

O Marketing ROI da LCA não mede apenas a força de uma ação, mede os resultados em termos de receita, seja pelo volume total ou por ação isolada. Essa combinação possibilita planejar a distribuição mais eficiente dos recursos de marketing, seja entre as diversas marcas e produtos, seja entre os tipos de investimento de marketing.

Entre os produtos desenvolvidos estão o ROI Budget e o ROI Activity:

O ROI Budget analisa o budget de marketing como um todo e avalia a efetividade dos recursos aplicados marca a marca e por grandes componentes, como mídia, trade e patrocínio.

O ROI Activity analisa o retorno de cada ação de marketing, separadamente. Antes de realizar uma promoção, por exemplo, é possível estimar o retorno que se pode esperar e, depois, de acordo com o comportamento do mercado, pode-se medir o ROI dessa ação, isolando-o de outros fatores que possam ter afetado esse mercado durante a promoção.

Outro diferencial do ROI da LCA é que os trabalhos são desenvolvidos em grande interação com o cliente, para que sejam estruturados de acordo com os processos internos da empresa e atendam às suas necessidades específicas. Segundo Andrei, a LCA usa ferramentas de análise econômica e procedimentos estatísticos sofisticados, mas uma grande preocupação é incorporar o conhecimento prático do cliente, trabalhar com os dados existentes e, principalmente, chegar a um produto mais amigável e operacional, que possa ser completamente incorporável ao ciclo de planejamento de negócios

“Transformamos o resultado do trabalho em ferramentas de fácil utilização, que permitem ao cliente fazer simulações de como pode otimizar o seu budget nas diversas ações de marketing, definindo o que se vai investir em mídia, promoção e patrocínio, por exemplo”, explica Andrei. “A preocupação deste trabalho é ser altamente útil, por isso procuramos desenhar algo que possa ser continuamente utilizado pelo cliente”.