• Equipe
  • Equipe LCA
Bernardo Gouthier Macedo

Bernardo Gouthier Macedo

Doutor em Economia pela Unicamp, foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003) e é membro do Conselho de Administração do BDMG. É listado no International Who's Who of Competition Lawyers and Economists desde 2012 e Assessor Não-Governamental da International Competition Network.

seta_verde Ver currículo completo
Bernardo Gouthier Macedo

Doutor em Economia pela Unicamp. Foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003), membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil (2007-2015), da Caixa Econômica Federal (2003-2004), do BESC (2003) e do BDMG (desde 2015), certificado pelo IBGC. É listado no International Who's Who of Competition Lawyers and Economists desde 2012 e Assessor Não-Governamental da International Competition Network desde 2011. Foi o economista responsável pelo trabalho ganhador do prêmio Merger Matter of Year – Americas, da Global Competition Review (2015). Palestrante do programa de Educação continuada da GVlaw-FGV.

Carlos Urso Junior

Carlos Urso Junior

Graduado pela FEA/USP, possui mais de 20 anos de acompanhamento e análise de conjuntura econômica. Atua na gestão de equipe e do portfólio de macroeconomia da LCA. Trabalhou no Instituto de Economia do Setor Público (IESP/Fundap).

Carlos Urso Junior

Celso Toledo

Celso Toledo

Doutor em Economia pela FEA/USP, mestre em economia pela FGV/EESP, com especialização na Universidade do Texas em Austin. Foi editorialista do Jornal Folha de São Paulo e atua em consultoria econômica desde 1988 (tendo iniciado na MB Associados). Foi sócio-diretor da MCM.

Celso Toledo

Cláudia Viegas

Cláudia Viegas

Doutora em Economia pela USP. Foi secretária-adjunta da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF), com atuação em regulação econômica e defesa da concorrência em diversos setores. Professora de pós-graduação da FGV e da FIPE/USP.

seta_verde Ver currículo completo
Cláudia Viegas

Doutora, mestre e graduada em Economia pela FEA/USP. Responsável pelas áreas de Regulação Econômica e Políticas Públicas, com mais de 15 anos de experiência em consultoria econômica. Foi secretária-adjunta da SEAE, no Ministério da Fazenda, atuando com defesa da concorrência e regulação econômica em diversos setores, com destaque para telecomunicação e mídia; saúde (membro da CMED); e, energia. É Diretora do DEREX, da FIESP. Foi palestrante do programa de Educação Continuada em Direito GVlaw. Foi professora em cursos de pós-graduação da EESP-FGV. É professora nos cursos de pós-graduação da FIPE/USP desde 2008.

Cristian Andrei

Cristian Andrei

Economista pela USP, com pós-graduação pela Unicamp. Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria, tendo liderado equipes e projetos em todos os portfólios de atuação da LCA.

Cristian Andrei

Fernando Camargo

Fernando Camargo

Atuação em estruturação financeira, project finance e M&A. Com foco em infraestrutura, tem ampla expertise nos setores de energia, saneamento e logística. Economista pela USP e mestre pela Unicamp, conta com 20 anos de experiência em consultoria.

Fernando Camargo

Fernando Sampaio

Fernando Sampaio

Pós-graduado pela Unicamp com graduação pela FEA/USP. Possui 25 anos de experiência como consultor. Foi editorialista da Folha de São Paulo; articulista do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil; professor da FAAP e da FESPSP; e pesquisador do Cebrap e da Fundap.

Fernando Sampaio

Gustavo Madi Rezende

Gustavo Madi Rezende

Mestre em Teoria Econômica pelo IE/UNICAMP e economista pela FEA/USP. Responsável pelas áreas de tributação e defesa comercial, com mais de 15 anos de experiência em consultoria econômica.

seta_verde Ver currículo completo
Gustavo Madi Rezende

Mestre em Teoria Econômica pelo IE/UNICAMP e economista pela FEA/USP. Responsável pelas áreas de tributação e defesa comercial, com mais de 15 anos de experiência em consultoria econômica. Atua também com litígios econômicos - tendo sido perito em arbitragens; e, defesa da concorrência. Relacionado em 2017 pelo Who’s Who Legal Future Leaders, da Global Competition Review. Foi coordenador e professor do curso de microeconomia aplicada ao antitruste para advogados, promovido pelo IBRAC e Universidade Mackenzie, em 2012 e 2015; e palestrante do programa de Educação Continuada em Direito GVlaw.

José Luiz Chabassus Maia

José Luiz Chabassus Maia

Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP e economista pela PUC-SP. Conta com mais de dez anos de experiência em consultoria, tendo atuado por 12 anos no setor de bens de consumo não duráveis.

José Luiz Chabassus Maia

Silvia Fagá

Silvia Fagá

Doutora em Economia pela FGV-SP, foi visiting scholar na Columbia University-NY e professora da EESP-FGV e da FIPE/USP. Listada desde 2015 pelo Who’s Who Legal: Competiiton, da GCR, é diretora de economia do IBRAC (2016/19).

seta_verde Ver currículo completo
Silvia Fagá

Graduada em Economia pela FEA-USP e doutora em Economia de Empresas pela FGV-SP, tendo a tese premiada em primeiro lugar no IV Prêmio Seae/MF-2009. Foi visiting scholar na Columbia University-NY e professora dos cursos de pós-graduação da EESP-FGV e da FIPE/USP. Relacionada desde 2015 pelo Who’s Who Legal, da Global Competition Review, como uma das economistas de destaque no plano internacional para questões concorrenciais. É diretora de economia do IBRAC (2016/19).




  • Ana Luisa

    Economista da área de Macroeconomia. Graduada em Economia pela FEA/USP e mestranda em economia pela FGV-SP. Atuou como analista na área de risco de crédito para o setor público e instituições financeiras no Citibank e como estagiária na área de Trade Finance Sales do Deutsche Bank auxiliando nas cotações diárias dos produtos e visitando clientes para tomada de conhecimento sobre suas indústrias e setores. Participou de programa de intercâmbio na Universidade de Freiburg.

  • Anna Olimpia de Moura Leite

    Mestre e graduada em economia pela FEA-USP. Especialista em defesa da concorrência e políticas públicas na área de Economia do Direito. Trabalhou como assessora técnica do Gabinete do Prefeito e na Assessoria Econômica da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de São Paulo, de 2013 a 2014.

  • Antonio Madeira

    Economista sênior da área de macroeconomia. Graduado pela FEA/USP e certificado pela APIMEC (CNPI), atua há quase 30 anos no mercado. Conta com passagem pelos Grupos Pirelli e Cargill e pela MCM Consultores, onde atuou por 18 anos no atendimento a clientes do mercado financeiro.

  • Bráulio Lima Borges

    Economista sênior da área de Macroeconomia da LCA, onde atua desde 2004, e pesquisador-associado do IBRE/FGV desde 2015. Mestre em Teoria Econômica pelo IPE/USP e graduado em Economia pela FEA/USP. Recebeu o Prêmio Tesouro Nacional pela sua dissertação de mestrado em Finanças Públicas. Atuou no departamento econômico da Telefónica e foi professor de Macroeconomia na Pós-Graduação da GVLaw.

  • Bruno Turetto Rodrigues

     Formado em Economia pela Universidade Católica de São Paulo e Matemática aplicada pela USP, atua na área de Inteligência de Mercados. Estagiou na área de Inteligência de mercado em uma empresa do ramo da Agro-Indústria, desenvolvendo modelagem econométrica para estudo e acompanhamento do mercado agrícola com ênfase em estudos macroeconômicos e relações comerciais.

  • César Hideki Yamamoto

    Graduado em Economia pela FEA-USP e mestre pela FGV, atua na área de Inteligência de Mercados. Trabalhou na área comercial da ACNielsen.

  • Dario Alexandre Guerrero

    Doutorando em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Mestre e Bacharel em Economia pela mesma universidade. Atua na área de Investimentos e Finanças Corporativas, com foco no setor de infraestrutura e temas de regulação econômica.

  • Diego Rodrigues

    Graduado em Economia pela UNICAMP, atua na área de Investimentos e Finanças Coorporativas. Participou das áreas Macroeconomia, Inteligência de Mercados e Investimentos e Finanças Coorporativas como trainee da LCA. Participou de intercâmbio acadêmico na University of Copenhagen, foi estagiário da 3M do Brasil, na área de Lean Six Sigma, e fez iniciação científica (bolsa PIBIC) sobre a atuação do BNDES na crise de 2008.

  • Edgar Perlotti

    Mestre em Planejamento Energético pela IEE-USP (2013); pós-graduado em Direito da Infraestrutura pela GVLaw (2014); e, graduado em Ciências Econômicas pela FEA-USP (2007). Tem mais de dez anos de experiência em consultoria econômica pela LCA, atuando com projeções de mercado (bens finais e intermediários); regulação econômica e políticas públicas. Especialista em energia elétrica; telecomunicações; e petróleo e gás. Foi consultor da Siglasul Consultoria (entre 2012 e 2013). É professor de pós-graduação na FIPE/USP.

  • Elias Celestino Cavalcante

     Mestre em Teoria Econômica e Graduado em Economia na FEA-USP pela IPE-USP, atua na área de Inteligência de Mercados. Estagiou no Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas –DEPEC no Banco Bradesco.

  • Fábio Romão Silveira

    Economista da área de Macroeconomia. Mestre e graduado pela UNESP com 17 anos de experiência em consultoria econômica. Especialista em inflação e mercado de trabalho. Foi pesquisador de Grupo de estudos em Economia Industrial (GEEIN) e do Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos (NCEE), onde atuou em parceria com o SEBRAE-SP.

  • Fernando Sakon

    Graduado em Economia pela FEA/USP (2008). Especialista em regulação e políticas públicas. Trabalhou como Assessor Especial do Ministro de Estado da Educação e Ministro Chefe da Casa Civil, de 2013 a 2016. Trabalhou na Ideias Consultoria, de 2008 a 2013, desenvolvendo análises e pesquisas macroeconômicas.

  • Fernando Silveira

    Graduando em economia pela FEA/USP, com conclusão prevista para junho de 2018. Analista da área de Economia do Direito desde abril de 2017. Trabalhou na área de planejamento operacional de cartão de crédito do Itaú Unibanco de novembro de 2015 a maio de 2016.

  • Francisco Pessoa Faria Júnior

    Especialista em cenários macroeconômicos e setoriais. Mestre em Ciências Econômicas e graduado em Economia pela FEA/USP possui 18 anos de experiência em consultoria. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento dos estudos especiais em áreas como Contas Nacionais, renda e inflação. Trabalhou na consultoria Ideias e foi coordenador da área técnica da Rosenberg e Associados.

  • Flavia Ribeiro

    Formada em Economia pela FGV, atua na área de Inteligência de Mercado. Trabalhou como consultora em projetos de planejamento estratégico e de implantação de gestão orientada para resultados em instituições públicas, governos estaduais/municipais e empresas privadas, foi líder também da equipe e responsável técnica pela elaboração de produtos na área de economia aplicada, desenvolvidos no âmbito de projetos de consultoria.

  • Gabriel Takahashi

    Graduando em Economia pela FEA-USP, com previsão de conclusão do curso em dezembro de 2018. Analista da área de Economia do Direito desde abril de 2016. Atua em projetos relacionados à defesa da concorrência, regulação econômica e políticas públicas. Trabalhou na área de planejamento financeiro da Cinemark Brasil, de setembro de 2015 a abril de 2016.

  • Guilherme Denes

    Mestrando em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG e graduado em Economia pela FEA-USP, atua na área de Economia do Direito. Foi Trainee na Prospectiva Consultoria, atuando no setor de infraestrutura: análise setorial, política e conjuntura econômica. Estagiou também no Centro de Políticas Públicas do Insper, efetuando estudos econométricos do impacto do Programa Bolsa Família.

  • Guilherme Strifezzi Leal

    Mestrado em Economia pela USP, atua na área de Inteligência de Mercados. Realizou um intercambio para estudo de finanças e economia na universidade de Harvard, estagiou na Credit Suisse – Equity Research no setor de Utilities e foi professor assistente de Macroeconomia para a turma de mestrado na USP.

  • Gustavo Serra

    Mestrado em Teoria Econômica pela USP e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie, atua na área de Inteligência de Mercados. Foi Analista de investimento na Planner Corretora de Valores SA, atuando com análises de empresas dos setores de TMT (Telecomunicações, Mídia e Tecnologia), Varejo, Educação e Saúde.

  • Henry Nasser

    Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo, atua na área de Inteligência de Mercados. Trabalhou no banco HSBC do Brasil e México como analista de pesquisa de capital da América Latina, desenvolvendo recomendações de ações e avaliações de empresas da América Latina, também estagiou na University of Victoria – Canadá, desenvolvendo campanhas de doação e arrecadação de fundos para atividades e melhorias de instalações do campus.

  • Igor Bueno

    Pós-graduado e mestrado em Economia aplicada pela Universidade de São Paulo, atua na área de Inteligência de Mercados. Foi bolsista pela CAPES por ter seu desempenho acadêmico satisfatório comprovado, estagiou também no Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira – INEP, onde realizava levantamentos de dados estatísticos fiscais, socioeconômicos e educacionais.

  • João Marchi

    Graduado em Ciências Econômicas pela PUC-SP (2016). Economista da área de Economia do Direito, atuando com regulação econômica; defesa da concorrência; e, políticas públicas. Estagiou na Ultrapar (Grupo Ultra) ao longo de 2016, nas áreas de Planejamento Corporativo e de Investimentos.

  • Júlia Burle

    Mestranda em Teoria Econômica pela FEA-USP e graduada em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Economista da área de Economia do Direito. Estagiou na Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Foi coordenadora da ONG UVE – Universitários Vão à Escola – em Brasília, dedicada à educação de crianças e adolescentes em comunidade carente do DF.

  • Karen Codazzi

    Mestre e graduada em Economia pelo IE/UFRJ. Dedicada à área de Economia do Direito. Trabalhou no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), na área de mercado de trabalho e empreendedorismo, de 2016 a 2017. Foi estagiária do BNDES, atuando com avaliação de políticas, de 2012 a 2013.

  • Lucas Mauro

    Graduando em Economia pela FEA/USP. Trabalha na LCA desde 2015, na área de Economia do Direito, desenvolvendo diversos projetos relacionados à regulação; antitruste e análises setoriais, com destaque para os setores de transportes; vendas diretas; higiene pessoal; cosméticos; e, tabaco. Trabalhou no departamento de política de crédito PJ do Itaú Unibanco de 2014 a 2015.

  • Maria Gabriela Fonseca Mazoni do Nascimento

    Graduada em Economia pela FEA-USP Ribeirão Preto e mestre em Teoria Econômica pelo IPE-USP, é gerente da área de Investimentos e Finanças Corporativas. Trabalhou como assistente de pesquisa em projetos de avaliação de políticas sociais da FIPE.

  • Mauro Schneider

    Economista da área de Macroeconomia. Pós-graduado em Economia pela FGV/EESP e graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, possui cerca de vinte e cinco anos de experiência em análise macroeconômica voltada para a identificação de oportunidades de investimentos e a gestão de riscos em instituições financeiras, e quase dez anos de experiência em controle operacional e planejamento estratégico em empresas de diversos setores. Antes de ingressar na MCM, atuou na CGD Securities, na Sabesp, no Safra Group e no ING Bank.

  • Michelle Turu

    Graduada em Ciências Econômicas pela EESP-FGV, atua na área Inteligência de Mercados. Trabalhou na IDC, International Data Corporation, com inteligência de mercados voltada para o mercado de telecom.

  • Paulo Adania

    Graduado em Economia pela PUC-SP em 2016. Trabalha na LCA desde 2015, dedicado à área de Economia do Direito, atuando com defesa da concorrência; regulação; e, políticas públicas. Desenvolveu projetos relacionados a diversos setores, com destaque para telecomunicações; agronegócio; varejo; financeiro e farmacêutico. Trabalhou na Asset Management do Banco J.P. Morgan, de 2013 a 2015.

  • Paulo Neves

    Economista da área de Macroeconomia. Mestre pela Unicamp e graduado em economia pela PUC/SP, atua na no acompanhamento da economia regional. Trabalhou no departamento econômico do HSBC Bank e no Controle de ADRs do Itaú Unibanco.

  • Raquel Andrade

    Graduada em Economia pela Unicamp, atua na área de Inteligência de Mercados. Trabalhou na Siemens Brasil e Empresa Junior ECONOMICA.

  • Renata Alves

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie e mestrado em Economia Aplicada, atua na área de Inteligência de Mercados. Atuou como analista na BM & FBovespa, foi coordenadora de produtos na LAFIS, onde coordenava uma equipe de economistas responsáveis pelas análises setoriais e macroeconômicas.

  • Ricardo Sakamoto

    Mestre em economia pela FGV-SP e graduado em Economia pela FEA-USP de Ribeirão Preto. Atua na área de Economia do Direito há mais de seis anos, principalmente com análises de defesa da concorrência e comércio exterior. Trabalhou na área de cartões de crédito no Unibanco (2004/2005). Atuou nas áreas de Business Intelligence e de Produtos de Financiamento de cartões de crédito do Citibank de 2006 a 2010.

  • Roberta Maitino de Oliveira Alves

    Graduada em Economia pela FEA-USP e mestre em Economia de Empresas pela FGV-SP. Gerente de projetos da área de Inteligência de Mercados. 

  • Rodrigo Nishida

    Economista da área de Macroeconomia. Mestre em Macroeconomia e Finanças pela FGV/EESP e graduado em Economia pela FEA/USP. Atua no acompanhamento e elaboração de cenários macroeconômicos, com foco em produção industrial; e em economia setorial, com destaque para os setores automobilístico e petróleo e gás natural. Foi estagiário na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

  • Thovan Tucakov

    Mestre em Macroeconomia pela FGV/EESP e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem mais de 10 anos de experiência na área de estudos econômicos, participando da elaboração de cenários macroeconômicos e liderando projetos de análise regional e setorial. Nos últimos anos tem se dedicado ao desenvolvimento de produtos tecnológicos, voltados para a coleta (mineração), estruturação, organização, análise e visualização de dados.

  • Valentin Pataca Femena

    Graduado em Ciências Econômicas pela FEA-USP, atua na área de Inteligência de Mercados. Trabalhou em pesquisas sobre o setor de medicamentos na FIPE.

  • Verônica Cardoso

    Graduada em Ciências Econômicas pela UFMG e mestre em Economia Aplicada pelo PPGE/UFJF. Atua na área de Economia do Direito. Trabalhou em projetos de pesquisa para o IPEA e CEDEPLAR, com foco em economia industrial e regional.

  • Victor Lopes

    Graduado em Ciências Econômicas pela FEA-USP e mestre pela FGV-EESP, é gerente de projetos da área de Inteligência de Mercados. Trabalhou no Banco Santander na área de Produtos para Pessoa Física.

  • Vitor Ivanoff

    Graduado em Economia pela FEA-USP, atua na área Investimento e Finanças Corporativas.Trabalhou na área do Comercial da LCA, na Luz Engenharia Financeira, na Sales Talent e na DGX. Foi intercambista na Bordeaux École de Management (França).

  • Vitor Velho

    Economista da área de Macroeconomia. Mestre pela FGV/EPGE e graduado pela UERJ. Atuou como Coordenador de Sondagem na FGV/IBRE sendo responsável pela análise de conjuntura econômica e divulgação de Índice de Confiança de Serviços (ICS) e colaborador da criação do Índice de Confiança Empresarial (ICE); foi técnico de análise conjuntural econômica na mesma instituição; e estagiou no IBGE no apoio às pesquisas PNAD e PME.

trabalhe conosco